InovCluster
Naming, Branding e Comunicação
A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro – é a gestora do projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial que visa potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar. Contou com a GRINGO – Uncomfortable Creativity para dar um novo nome, uma cara e definir as linhas de comunicação do Export.i9.
Desafio
Aumentar o número de empresas presentes nas feiras internacionais e a solicitarem os apoios que a InovCluster coloca à disposição.
A Nossa Abordagem
A InovCluster oferece aos seus associados, empresas pequenas e médias, a possibilidade de se associarem a um projeto de internacionalização e digitalização, onde de mãos dadas têm o potencial de estar em feiras e mudar o seu negócio, para uma visão mais global e inovadora. Com a inovação e a vontade de crescer para o mundo no seu ADN, este projeto de internacionalização chega, para cada empresa, no seu momento-chave. Há um ponto em que as empresas, para crescerem, têm que pensar em desenvolver o seu negócio fora de portas. Nesse ponto, chega a InovCluster. E esse ponto é mais do que um feeling. Um ponto de partida. É um ponto de viragem. Um ponto, em que para não se tornar num ponto de interrogação a InovCluster chega com a sua proposta, no momento exato.
Naming
O Projeto Conjunto de Internacionalização da InovCluster chama-se agora: Export.i9.
O ponto é chegar mais longe. Ter uma visão panorâmica e mundial sobre o negócio. Chegar longe. E depois, o ponto . , em que essa visão chega para inovar. Para i9. Se é .i9, é Inove.
Comunicação
Feito o convite, o nosso tom devia ser sempre claro e demonstrar esse ponto de viragem que o programa permite, sempre certos de que há uma ligação direta entre a InovCluster e a empresa com vontade de inovar. Para essa demonstração faríamos bom uso de 2 elementos que nos ajudarão a nortear a comunicação – O ponto e o 9.
O tom de voz deveria ser maioritariamente informativo, mas aproveitar para carregar alguma personalidade associada à inovação e à descomplicação de processos que a InovCluster tem para oferecer, tendo uma abordagem mais fun relativamente à sua comunicação.
Gostou deste projeto?
Desafie a GRINGO a questionar a sua marca e sinta o desconforto.