CIG

Publicidade

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), organismo do Estado responsável pela promoção e defesa do princípio da igualdade entre mulheres e homens, lançou a sua nova campanha contra a violência doméstica. Com criatividade da GRINGO, esta campanha está presente em multimeios de expressão nacional.

As Desculpas para o que lhe fez são uma data delas é a tagline que compõe a campanha, que tem como mote o constante gaslighting que os agressores fazem às vítimas, repetidamente. Contando com Melissa Loja e Rodrigo Mathias como caras de campanha e as vozes de Albano Jerónimo e Melissa Loja para os spots de TV e rádio, poderá ser vista em TV, mupis, outdoors, imprensa, rádio, cinema, multibancos e digital media, bem como num conjunto grande de outros meios out of home especiais.


A Nossa Abordagem

Em 2022 ocorreram mais de 30 mil denúncias de violência de género em Portugal. 4000 dessas denúncias foram abrangidas por teleassistência, demonstrando que a pluralidade de formas de ajudar tem permitido uma maior facilidade no contacto com a vítima. 

Mulheres e homens de diversos níveis de escolaridade que, desde o namoro ao casamento, sofrem única ou repetidamente atos de violência doméstica. Muitas das vezes desculpabilizando, ou normalizando, sob as suas mais variadas formas, o abuso de que são vítimas, por medo, receio, descrença, ou por motivos financeiros e culturais.

A violência torna-se assim num ato do dia-a-dia. E todos os dias nascem novas desculpas e formas de minimizar e normalizar a agressão. 

A Tagline e a Campanha

AS DESCULPAS PARA O QUE LHE FEZ SÃO UMA DATA DELAS.

Esta campanha tem como objetivo demonstrar como os dias de terror não podem ser normalizados e como não passam de “desculpas” vãs para ações dos agressores. Numa campanha que fala principalmente para a vítima, sem o intuito de a vitimizar, mas transformando-a como dona da ação, procurando colocar em perspetiva que as desculpas não passam disso. Em paralelo, é objetivo também pôr uma lente sobre o/a agressor/a, lembrando-o/a que as vítimas reconhecem que o dia-a-dia de agressões estão recorrentemente populados por perdões e desculpas vazias.


Os Parceiros

Esta campanha conta com o apoio de muitos parceiros que, em diferentes momentos, vão e já cederam espaço publicitário: DreamMedia, MOP, JCDecaux, Cemark, GirodMédias, Bauer Media Audio, NOS, Sony Pictures Entertainment, Impresa, Cofina, Shinecare, Carris, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto, TTSL – Transtejo Soflusa, Trust in News, Sonae MC, Público, El Corte Inglés, Câmaras Municipais, e muitas outras empresas e meios de comunicação locais.

Gostou desta campanha?

Desafie a GRINGO a questionar a sua marca e sinta o desconforto.